Cheguei a Cusco antes do sol nascer. Que encanto de cidade! Sem dúvidas a cidade mais bonita que vi na viagem, senão a cidade mais bonita que já conheci. Apesar do império inca ter desaparecido há tanto anos, a sua capital ainda apresenta um brilho, digna de representar um império. Isso foi o que vi em 2011. Imagina-se então como era antes da chegada dos espanhóis, aonde ainda permaneciam intactas as casas de ouro e as estruturas arquitetônicas.
Fui direto ao hostel Loki, aonde tinha feito minha reserva, para deixar minhas coisas. O check in era feito a partir das 9 horas da manhã e o máximo que poderiam me dar era uma cama para descansar enquanto não dava a hora. Mas apesar de cansado, eu não queria dormir e descobri que os parques históricos da cidade podiam ser visitados sem pagar, antes das 7 horas da manhã quando os porteiros chegavam. Então corri pra ver o que estava por perto e fui até Saqsayhuaman, uma fortaleza dedicada ao deus sol.
A sorte estava tão grande que tive que me contentar com poucas fotos porque a bateria da câmera acabou. Pude reparar como as pessoas da cidade correm. Lembro dos meninos correndo para a escola, as mulheres descendo correndo as ladeiras, os homens correndo pro trabalho e as lhamas correndo pelo parque.
Um pouco do que aprendi:
Interessantemente, a civilização inca não dominou tantos territórios utilizando a força. Antes de estenderem seu império, os incas eram povos que se dedicavam aos estudos e tinham um sistema de organização social impecável. Porém, havia também na América Andina outros povos com diferentes organizações. Entre eles, um conhecido por dominar outros territórios com a força. Sabendo disso, os incas preparam seu exército (que era muito mais organizado) para se defenderem e os venceram. Portanto, quem vence o maior, se torna o maior. Assim, todos os outros povos também se tornaram pertencentes ao incas, uma vez que concordavam com o sistema comunista do governo que dividia os bens para aqueles que trabalhavam para ele.
O certo é dizer império quechua, que é o dialeto dos incas. O inca, na verdade, é aquele descendente do deus sol, que recebe o direito divino de dominar o império. O nome do império é Tawantisuyu, que significa em quechua "as 4 partes do mundo". O fundador da dinastia inca foi Manco Capac.
Cusco foi a cidade mais importante do império inca que se estendia da Argentina ao Equador e do Chile à Bolívia. É considerada a cidade mais antiga da América. Tem a forma de uma puma, cujo peito é a plaza de armas e a cabeça, a fortaleza de Saqsayhuaman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário