sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Destino XIII: Montevideo


Colónia foi mais do que eu esperava, entao resolvi ficar um dia a mais. Assim me restou apenas dois dias para ficar em Montevideo. Cheguei no sábado de manha, justamente no final de semana que acontecia um festival que comemorava o "Dia do Património". Todos os museus estavam abertos com entrada grátis e haviam eventos em diveras pracas e ruas.
Por coincidéncia, fui pra Montevideo com 4 garotas americanas que conheci em Buenos Aires, quando trabalhava sacando fotos. E por maior coincidéncia, ficamos nos mesmos hostels em Colonia e em Montevideo. Mas chegando lá já nao nos vimos mais. Minhas companheiras de Montevideo foram 2 alemás e um brasileiro: Janina, Bente e Flávio. As duas moram e estudam em Buenos Aires e o Flávio estava conhecendo Uruguai e a Argentina por poucos dias. Bente e Janina sao do tipo de pessoas que me adapto fácil. Nao sei se é o espírito de viajante ou se sao os gostos, só sei que em pouco tempo juntos já parecia que a gente já se conhecia há muito tempo.
Montevideo nao me pareceu tao bonita quanto na primeira vez que eu fui. Dessa vez fiquei na Ciudad Vieja,  uma parte da cidade mais antiga e histórica, apesar de que o que eu senti foi algo mais como abandonado. As partes aonde aconteciam as comemoracoes do dia do património estavam bonitas e cheias de gente, mas as outras ruas eram bem esquisitas. Um friooo.... Tive a impressao que a gente tava escolhendo os lugares errados pra conhecer.
Sábado a noite fomos a um bar de rock. Dum estilo brasileiro underground. Coisa que nao vi em Buenos Aires. Domingo de manhá, fomos a uma feira onde se vendia tudo. Roupas, frutas, livros... até tartaruga! Passamos por um lugar aonde uma banda tocava "Voce meu amigo de fé..." do Roberto Carlos e por uma praca aonde um grupo cantava "Es la hora, es la hora..." da Xuxa.
Eu gosto do Uruguai, parece pra mim um rincón de cultura. Eles tem uma história própria, mas presencas fortes do Brasil e da Argentina. Pelo próprio mapa dá a impressao de que o Brasil está amassando por cima e a Argentina apertando pelo lado.

Foto: Bente, Janina e o pez amarillo con brazos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário