domingo, 20 de novembro de 2011

Destino XII: Colonia del Sacramento



Viajar para Colonia foi como apertar o "pause" durante a música agitada e constante de Buenos Aires. Do lado de lá do rio está a paz. Nao é que desse lado porteño nao exista paz, é que, como toda cidade grande e cosmopolita, o tempo parece correr mais rápido. Buenos Aires tem velocidade de acontecimentos. Mal acaba uma coisa, já comeca outra. Em Colonia del Sacramento é diferente. O tempo lá parece que parou ou anda com a mesma preocupacao de uma tartaruga que quer chegar ao outro lado da rua para ver o mar.
Explicando melhor. Colónia del Sacramento é a uma cidade uruguaia, colonizada por portugueses, que está ao lado oposto de Buenos Aires na Argentina, separados pelo Rio de la Plata. A cidade é turística, elegida pelos brasileiros que tem tempo e dinheiro para conhecer dois países numa viagem de poucos dias. E por ser movida pelo turismo, tem suas casinhas coloridas bem conservadas, as árvores bem cuidadas, as ruas bem limpas e os precos um pouco altos. O tránsito é tranquilo. Mesmo nas avenidas mais importantes da cidade nao existem semáforos. A preferéncia é sempre do pedestre. E claro, eles atravessam na faixa.
Passei meus dias por lá com a mesma preguica da tartaruga. Deixei minhas coisas no albergue e levei uma sacola para andar pela cidade com um livro, uma garrafa dágua e uma máquina fotográfica. Era tudo o que eu precisava. Comer um chivito, tomar uma Pilsen, tomar um helado e andar de bicicleta.
Olhar distante, respirar tranquilo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário