terça-feira, 21 de junho de 2011

Destino IV: Rio de Janeiro



Se até agora eu estive em lugares calmos, onde eu podia me unir ao silêncio e escutar apenas os batimentos tranquilos do meu coração, o Rio apareceu no meu caminho, lindo e alegre, para fazer da minha alma um carnaval.
Aproveitando a oportunidade de ter um velho amigo morando no bairro Botafogo, não deixei escapar a oportunidade de conhecer a "cidade maravilhosa" antes de dar o pulo para fora do país. Ayran Nicodemo foi meu companheiro nos meus três importantes anos CEFETianos e juntos dividimos muitas coisas boas, inclusive uma banda comicamente chamada LUCASEUFELIPAYRAN. Naquela época tínhamos tempo para ensaiar Los Hermanos, Strokes, Chico Buarque, Jack Johnson, saltimbancos ao som de violão, bongô e violino. Bons tempos...
Agora o Ayran estuda música na UniRio, toca violino 10 horas por dia e faz parte da Orquestra Sinfônica Brasileira jovem. Menino prodígio! E eu, bom... eu estou descobrindo meu caminho.
Minha nova casa foi a Casa9, casinha de uma pequena vila no Botafogo, onde já foi o local de encontro de artistas e cineastas na época da ditadura. Hoje moram ali com o Ayran, Afonso e Lila, que mantém a tradição da casa produzindo cinema.
Pra aumentar a confusão, um encontro regional e internacional se concentrou no Largo do Guimarães do Santa Teresa. Aline Sprite de sampa, Elise e Andjali da França, Anneta da Espanha, Celeste, Piti e Jennifer da Argentina, Elmir da Dinamarca e Daniel da Alemanha. Idioma: portunhol ou espanhês.
O Rio é uma cidade cativante, respira música e cultura por todos os cantos. É impossível não se encantar pela natureza que habita a cidade, pelo Cristo de braços abertos e pelo azul do mar. É a cidade da beleza e também da contradição. A estética da forma saudável desfila ao lado da estética da pobreza. A alegria da música é abafada pela impaciência e falta de gentileza no trânsito. Vi muita beleza exterior mas dificilmente encontrei beleza interior. Difícil imaginar um trânsito eficiente em 2014.

Foto: Bonde no Santa Teresa



Nenhum comentário:

Postar um comentário